A depressão é um transtorno mental caracterizado por sintomas como tristeza, irritação, desânimo e falta de interesse. A doença tem origem multifatorial, seja por causas genéticas, sociais e também alimentares.
A conscientização de que uma alimentação saudável e balanceada faz parte da prevenção e tratamento da depressão é fundamental.
A alimentação deve ser rica em nutrientes como, triptofano, tirosina, magnésio, vitaminas do complexo B, ômega 3 e vitamina C, que auxiliam a formação de serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem – estar.
Esses nutrientes são encontrados em: peixes de águas profundas e geladas (atum, sardinha, salmão, arenque), semente de linhaça, ovos, vegetais verdes escuros, castanha do Pará, farelo de aveia, feijões, abacate, banana e frutas cítricas.
O intestino saudável é outro fator a ser observado, pois cerca de 80% da produção de serotonina é feito nele. Então tratar e reequilibrar a flora intestinal é outro ponto importante para prevenção e tratamento da doença, por isso mantenha sempre um bom consumo de água e fibras (frutas, verduras, legumes e farelos de linhaça, aveia, chia entre outros).
A alimentação saudável e balanceada, associado com o acompanhamento psicológico e a prática regular de atividade física pode ser a chave para prevenção e tratamento dessa doença que atinge tantas pessoas.
No Brasil, temos no mes de setembro, a campanha “Setembro Amarelo”, que é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. A maioria das tentativas de suicídio está ligada a transtornos mentais e/ou psicológicos, esquizofrenia e depressão.
Obs.: A campanha é em setembro, mas falar sobre prevenção do suicídio em todos os meses do ano é fundamental!
Texto da Nutricionista STÉPHANIE FONTANARI
https://sfnutricao.com.br
Curtiu? Quer fazer um pedido e Comida de Verdade? Clique aqui e peça pelos melhores apps de entrega