Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Existem diversos fatores relacionados ao desenvolvimento da doença, como: envelhecimento (quanto mais idade, maior o risco de ter a doença), fatores relacionados à vida reprodutiva da mulher (idade da primeira menstruação, ter tido ou não filhos, ter ou não amamentado, idade em que entrou na menopausa), histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, sedentarismo e exposição à radiação ionizante.

Estudos mostram que a manutenção do peso corporal adequado, estão associados a menor risco de desenvolver câncer de mama, ou seja, adotar hábitos alimentares saudáveis, como: dar sempre preferência a alimentos in natura (verduras, legumes, frutas, tubérculos, cereais integrais), evitar o consumo de industrializados ultraprocessados e praticar atividade física são pontos importantíssimos para diminuir os riscos!
Lembrando que a amamentação também é considerada um fator protetor!

O diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama, então não deixe de fazer o acompanhamento ginecológico e os exames necessários.

Obs.: A campanha é em outubro, mas falar sobre a prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama em todos os meses do ano é fundamental!

 

Texto da Nutricionista STÉPHANIE FONTANARI
https://sfnutricao.com.br